Notícias

12/06/2017

Projeto de auditório para universidade na Alemanha é marcado por duas grandes escadas internas e por hall com fachada de vidro

O escritório dinamarquês Schmidt Hammer Lassen Architects inaugurou na última quinta-feira (8) o novo Auditório C.A.R.L. na Universidade RWTH, em Aachen, na Alemanha. O espaço se torna a mais nova referência em centro de pesquisa e aprendizagem na Europa com instalações modernas e grandiosas.

Localizado entre os Campus Mitte e o Campus West, o Central Auditorium for Research and Learning – C.A.R.L. (em português, Auditório Central para Pesquisa e Aprendizagem), possui uma área de 14 000 m², 11 salas de conferência, 16 salas de seminários, espaços e cafés, área para armazenamento, espaço de trabalho e estacionamento de bicicletas. A capacidade total é de 4.000 alunos.

O projeto é marcado por duas grandes escadas que formam “pontes de conexão”, de acordo com os arquitetos, além de se tornarem um ponto de encontro de alunos e professores. "A ideia central é o contraste entre as audiências inerentemente introvertidas e a zona de circulação social dinâmica e aberta que liga os auditórios", diz o sócio fundador do escritório, John Foldbierg Lassen.

O edifício compacto compreende duas massas sólidas unidas por um átrio transparente central, que modifica o padrão da arquitetura baseada na cor cinza. Esse espaço pode receber atividades sociais e de compartilhamento de conhecimento.

O projeto do Schmidt Hammer Lassen Architects, feito em parceria com o Höhler+Partner Architekten, foi escolhido por meio de um concurso em 2009.

Fonte: au.pini