Notícias

19/12/2016

Schmidt Hammer Lassen Architects projeta biblioteca em parque na cidade de Xangai, na China

O escritório Schmidt Hammer Lassen Architects é o vencedor do concurso internacional para a nova Biblioteca de Xangai, na China. O espaço tem 110 mil m² e é localizado perto do maior parque da cidade, o Century Park, no distrito de Pudong, área conhecida pelo seu perfil de edifícios. O projeto foi escolhido dentre nomes importantes na arquitetura mundial, como Kengo Kuma, David Chipperfield e Dominque Perrault.

A biblioteca é organizada ao redor de um grande átrio no formato de três salas de leitura escalonadas, que se abrem e conectam a diversas partes da edificação. O volume é esculpido e torcido para refletir o parque e o céu que o rodeiam, revestido numa fachada de vidro claro. Tais painéis são dispostos em faixas horizontais, com um ângulo específico que minimiza o brilho do sol, e são adicionados por claraboias horizontais que permitem vistas panorâmicas do parque e da cidade ao seu redor.

“Uma das coisas mais atraentes sobre esse projeto é a sua localização em um cenário de parque. Você está no coração da maior cidade do mundo, e ainda tem a oportunidade de criar um santuário para o conhecimento em meio a árvores”, explica Chris Hardie, sócio da Schmidt Hammer Lassen.

O volume da biblioteca principal flutua sobre dois pavilhões, que abrigarão um local para apresentações com 1.200 lugares, além de espaço para exposições e eventos e uma outra biblioteca, destinada ao público infantil.

“Uma biblioteca moderna não é apenas um lugar para armazenamento e empréstimo de diferentes materiais, é também um espaço de permanência, um espaço de interação social e um espaço para inspirar-se e surpreender-se”, complementou Morten Schmidt, sócio do escritório. “Bibliotecas não são apenas coleções passivas, mas instituições vibrantes que conectam usuários ao conhecimento, experiências, inovação e não menos seus companheiros cidadãos”.

O projeto faz parte de uma trilogia de projetos culturais, junto ao Museu de Ciência e Tecnologia e ao Centro de Artes Orientais de Xangai, todos na região central do governo de Pudong.

O design detalhado da biblioteca é previsto para a primeira metade de 2017, e a inauguração o espaço, para 2020.

Fonte: au.pini