Notícias

03/10/2016

Zaha Hadid projeta bloco empilhado em antigo Corpo de Bombeiros na Bélgica para abrigar escritórios

O escritório de Zaha Hadid divulgou a conclusão de seu novo projeto: uma casa portuária em Antuérpia, na Bélgica. O design, que é da própria Zaha Hadid e do arquiteto Patrik Schumacher, consiste na renovação e ampliação de um quartel do corpo de bombeiros abandonado para a criação de uma sede portuária que reunirá 500 funcionários antes separados em diferentes espaços por toda a cidade.

O porto de Antuérpia é o segundo maior da Europa, e a sua nova sede com os escritórios contará com 12,8 mil m². Para a construção a partir de um quartel de bombeiros, o antigo espaço teve de ser integrado ao novo projeto. Essa foi a única regra estabelecida no concurso ganho pelo escritório britânico.

“O júri foi surpreendido quando todos os cinco finalistas optaram por uma estrutura moderna acima do edifício original. Todos combinaram o novo com o velho, mas o design do Zaha Hadid Architects foi o mais brilhante”, explicou o presidente do

Porto de Antwerp, Marc Van Peel.

O diferencial do projeto é, segundo os arquitetos, a ênfase no eixo paralelo norte-sul com o Kattendijkdok, o que conecta o centro da cidade ao porto. O edifício também apresenta quatro elevações, consideradas de igual importância. Não há fachada principal.

Ainda de acordo com o escritório de arquitetura o design baseia-se, principalmente, em uma extensão elevada e a construção serve como uma coroa ao volume inferior. São três chaves principais do trabalho: o novo volume que “flutua” sobre o antigo, respeitando cada antiga fachada e completando a verticalidade de design original.

Cercado por água, o edifício tem a sua fachada envidraçada a fim de refletir as ondas e os tons adquiridos pelo céu. As formas triangulares permitem uma gradual transição de cores. Algumas dessas facetas são transparentes, e outras, opacas. Isso permite que a luz natural do sol permeie o interior do edifício, na quantidade ideal. Esse fator também garante espaços fechados, e outros, com a vista para a cidade e para o porto.

No antigo edifício foi implementado um telhado de vidro, e seu espaço interno foi transformado em um átrio, uma área de recepção principal à nova sede do porto. Ali, são encontradas salas de leitura públicas e uma biblioteca, além de um salão dos caminhões de bombeiros, preservado e restaurado.

Fonte: au.pini