Notícias

05/05/2016

Com projeto de Foster and Partners, centro de apoio para pacientes com câncer é inaugurado em Manchester

A duquesa de Cornualha, Camila Parker, inaugurou no fim de abril a nova unidade do Centro de Câncer Maggie’s, do qual ela é presidente, em Manchester, no Reino Unido. Projetado pelo escritório Foster and Partners, o espaço serve para prover ajuda prática, emocional e social aos pacientes de câncer, de maneira gratuita.

O projeto do centro estabelece uma atmosfera doméstica, com um jardim, e está a uma distância curta do Hospital Christie e da sua unidade de oncologia. O edifício fica em um lugar ensolarado e tem apenas um andar. O telhado, porém, cria um andar mezanino, sustentado por vigas treliçadas de madeira leve.

A edificação combina uma variedade de espaços, como nichos íntimos e privados, uma biblioteca, salas de exercício e espaços para reunião e chá. O núcleo do prédio é a cozinha, centrada em uma larga mesa.

Referência institucionais como corredores e sinais hospitalares foram banidos em detrimento a espaços domésticos. As áreas administrativas estão dispostas no mezanino, no alto de uma coluna central. A paleta de cores combina tons quentes, madeira natural e superfícies táteis.

“Nosso objetivo em Manchester, a cidade da minha juventude, é criar um espaço que seja acolhedor, amigável e sem nenhuma referência institucional de hospital ou de casa de saúde – um espaço iluminado, simples, onde as pessoas podem reunir-se, conversar ou simplesmente refletir. É por isso que existe um foco na luz natural, no verde e nas vistas, com uma estufa para prover flores frescas, e uma ênfase nas qualidades terapêuticas da natureza e dos espaços abertos. A estrutura de madeira ajuda a conectar a casa ao verde externo – do lado de fora, essa estrutura será parcialmente coberta por videiras, fazendo a arquitetura parecer dissolver-se nos jardins”, disse Lorde Foster, o fundador do escritório Foster + Partners e responsável pelo projeto.

Portas de vidro deslizantes dão acesso a um jardim criado pelo Estúdio Dan Pearson. Cada sala de tratamento e de aconselhamento na fachada oeste conta com o seu próprio quintal privado. O final da construção estende-se em uma estufa, que garante um retiro, um espaço para as pessoas reunirem-se, praticarem trabalhos manuais e aproveitarem as qualidades terapêuticas da natureza e dos espaços abertos. Será um espaço para o cultivo de flores e frutos, que garantem aos pacientes um senso de propósito enquanto passam pelo tratamento.

O centro conta também com a mobília de Norman Foster e Mike Holland.

Fonte: au.pini