Notícias

06/11/2015

Projetado por MVRDV e Studio Bouwhaven, clube de tênis na Holanda tem forma de sofá

As obras do esperado clube de tênis de IJburg, uma das ilhas artificiais de Amsterdã, acabam de ser finalizadas. Projetado pelos escritórios holandeses MVRDV e Studio Bouwhaven, a nova construção marca a paisagem local com sua cobertura curvilínea em forma de um gigante sofá, cuja volumetria inspirou a escolha do seu nome: The Couch.

Além das dez quadras de chão batido, uma escola de tênis e instalações temporárias, a edificação iconicamente funcional propõe aos visitantes uma plataforma plástica de observação com vistas para a água. Aberto ao público gratuitamente nos 365 dias do ano, a ideia do clube é criar um ponto de encontro para jovens e idosos, onde o prédio se torne parte da comunidade como um mobiliário urbano disposto numa sala de estar pública.

Com 36 metros de comprimento, o projeto apresenta um misto de elementos translúcidos, concreto armado e madeira certificada no seu interior, tendo a sua fachada revestida numa tonalidade que remete a textura das quadras de saibro.

A sede do clube é um longo volume com serviços em ambos os lados, como vestiários, cozinha, despensa e banheiros. O espaço principal é multifuncional, podendo ser utilizado para muitos eventos do clube. A cobertura se inclina para baixo no lado sul e segue em direção ao norte até uma altura de sete metros, criando uma arquibancada informal para o clube, com capacidade para até 200 pessoas.

Um sistema de aquecimento interno proporciona ainda calor no gelado inverno da região, enquanto no verão a estrutura reserva entradas de ventilação natural para manter o conforto térmico necessário. Já a ampla frente de vidro para o lado norte permite a entrada de iluminação natural.

Segundo o arquiteto co-fundador do MVRDV, Winy Maas, o “The Couch” integra o esporte na sociedade. “Ao transformar a cobertura da sede em uma arquibancada, uma quadra central é criada. Aqui nós celebramos o talento dos jogadores amadores que são desafiados a se destacar em frente ao público. Ao cobrir todo o edifício em poliuretano vermelho, o clube ganha visibilidade: um anúncio para esportes e movimento. A essência do edifício é a estimulação da aptidão e da luta contra a obesidade e inatividade”, afirma.

Os escritórios revelaram as primeiras imagens do projeto em 2013. Este é o oitavo projeto do MVRDV a ser construído em Amsterdã.

Fonte: Arq Bacana