Notícias

19/11/2014

Edifício comercial é desenvolvido em forma de diamante

O edifício comercial Integral Iluminación orientado ao norte e sul, foi desenvolvido em dois terrenos em forma de diamante com uma área total de 1050 m².

São definidos claramente dois volumes na sua fachada principal, um deles envolto por uma lâmina de formas geométricas cuja padrão foi baseado num diamante planificado, que foi decomposto em triângulos irregulares. O outro é um prisma simples de vidro com dois pavimentos, apoiado sobre uma estrutura de metal aparente, criando assim a área de estacionamentos sob uma grande cobertura.

Para o desenho três níveis foram propostos. No primeiro, a área de estacionamento, entrada, sala de jantar, espaço de exposições e um lobby com vistas para o jardim interno. O pavimento superior contém pé direito duplo com janelas localizadas na parte superior, além da área de vendas e espaços para exposições, salas de reuniões, cinema e depósitos. O terceiro pavimento inteiro é destinado à zona de serviços operacionais e administração.

Os materiais que compõe a fachada são uma estrutura metálica envolta numa espécie de tecido cinza especialmente desenvolvido para uso externo. A malha do tecido é permeável à luz, e aqui é iluminado com refletores de LED RGB controlados por um sistema automatizado que controla a mudança de cor no edifício. A fachada também é composta de estrutura metálica aparente com grandes superfícies envidraçadas em certas áreas do edifício.

As áreas internas do projeto foram desenhadas com grande simplicidade, com materiais e cores como o concreto nos pisos e o branco das paredes, teto e mobiliário. Apesar de ser um projeto comercial com poucas janelas para a rua, a partir da entrada existem uma série de espaços abertos e naturalmente iluminados, com um pátio interno e uma pequena fonte como elemento focal na circulação do térreo.

Fonte: Archdaily