Notícias

15/03/2018

Universidade de York em Toronto terá fachada prismática

O esquema de fachada triangulado de Perkins + Will venceu um concurso internacional para o projeto da nova Escola de Estudos Contínuos no campus de Keele da Universidade de York, nos arredores de Toronto, no Canadá.

Superando propostas de escritórios conhecidos, incluindo os finalistas HOK andGow Hastings Architects com Henning Larsen, o projeto de Perkins + Will se eleva quando se levanta, ambos reagindo a estudos de otimização solar e abrindo o prédio para criar um novo gateway na entrada sudeste do campus.

O novo edifício abrirá a Escola de Estudos Contínuos, criada há três anos para apoiar estudantes internacionais, novos canadenses e profissionais que buscam atender às "demandas em rápida evolução dos locais de trabalho do futuro". O projeto irá atender a esses usuários através da criação de "Espaços acolhedores e convidativos que inspiram as comunidades estudantis a se formarem", e aumentando as conexões entre espaços para incentivar a interação e uma cultura de familiaridade.

Mas a característica destacada do projeto é a fachada prismática de alto desempenho, composta por painéis fotovoltaicos e aberturas envidraçadas para levar luz natural ao edifício.

O projeto visa uma gama de métricas sustentáveis, incluindo o alinhamento de um mínimo de certificação LEED Gold e um envelope de construção padrão da Passive House. Para conseguir isso, o edifício incluirá sistemas de ventilação de recuperação de calor e os painéis fotovoltaicos integrados que permitirão a geração de eletricidade no local. Além disso, os arquitetos e a escola estão colaborando para explorar a possibilidade de introduzir madeira em massa como a principal estrutura do edifício.

"A criação de uma nova casa autônoma para a nossa Escola de Estudos Contínuos é outro passo importante na melhoria do acesso à educação pós-secundária em York", disse a presidente e vice-chanceler Rhonda Lenton da Universidade de York. "Este novo edifício nos permitirá criar ainda mais oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, criar conexões com comunidades locais e internacionais e ajudar estudantes de todas as idades e origens a alcançarem seu potencial máximo".

Fonte: Archdaily