Notícias

25/01/2018

Arcos de madeira transformam loja de vinhos na Espanha

Projetada pela Zooco estudio, a Vinos&Viandas, uma loja de vinhos em Valladolid, na Espanha, surpreende pelo inteligente uso de arcos de madeira – que são justapostos, tanto de forma longitudinal quanto latitudinal – criando um espaço ideal para exibir vinhos, mas também engajar pesquisas e degustações.

Concebida como uma releitura moderna das tradicionais caves, o projeto faz, através de suas formas arredondas, referência a tipologias marcantes do universo do vinho, como a estrutura dos porões onde os vinhos são envelhecidos e o formato dos barris de carvalho.

Os materiais também foram escolhidos a dedo pelos arquitetos para potencializar a ideia de que, ao entrar na loja, o cliente está adentrando em uma espécie de templo do vinho. A madeira usada na estrutura de arcos, por exemplo, lembra os barris de carvalho. Já a pedra, usada para o piso, faz alusão às caves antigas.

Para além da dupla clássica, são ainda usados diversos espelhos que ajudam a potencializar o efeito visual criado pela justaposição dos arcos, além de ampliar significativamente o ambiente de 35 m² da loja.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura