Notícias

23/06/2017

Museu com estrutura de concreto que imita malha vence 3ª edição do Colored Concrete Works Award

A Lanxess, fabricante de pigmentos de óxido de ferro e de cromo em todo mundo, escolheu o arquiteto Rudy Ricciotti como o vencedor da 3ª edição do Colored Concrete Works Award, que procura reconhecer projetos inovadores que utilizam o concreto colorido. A cerimônia de premiação ocorreu em maio em Berlim, na Alemanha.

O projeto de Ricciotti, “Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée” (MuCEM), localizado no Sul da França, é um edifício de 1.100 m³ de concreto pré-fabricado e 250 m³ de concreto in loco, onde foi utilizado o tom cinza-escuro da Lanxess. Cerca de 380 painéis foram produzidos e preparados próximo ao canteiro de obra para reduzir o impacto ambiental.

A estrutura de concreto foi criada como uma malha arejada envolvendo toda a fachada do museu. Essa composição foi determinante para a escolha do projeto como vencedor, de acordo com a premiação, já que possibilita receber bastante luz solar e criar efeitos de luz diversificados. O MuCEM também se destaca com uma cor escura que contrasta com o bege predominante em Fort Saint Jean, a entrada do porto.

"A estrutura contemporânea e elegante de Ricciotti combina perfeitamente com o ambiente histórico do porto de Marselha. Por essa razão, o ‘Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée’ representa um símbolo da simbiose entre o tradicional e o moderno. Ao mesmo tempo, ele une a estética à funcionalidade. Por meio da nossa iniciativa Colored Concrete Works, queremos homenagear obras arquitetônicas únicas, como está, além de enfatizar a importância do concreto colorido", comentou sobre o projeto a empresa de Pigmentos Inogânicos (IPG).

Foram premiados em segundo lugar os arquitetos Nils Buschmann e Tom Friedrich com o projeto "Residential buildings at the Old Locomotive Depot", localizado em Berlim. Já o terceiro lugar ficou para o professor Vasáros Zsolt com o projeto do museu Spectacle Rudapithecus of Monkey Island em Rudabánya, Hungria.

Participaram da comissão julgadora desta edição o Vice-Presidente da Câmara Nacional Alemã de Arquitetos Professor Ralf Niebergall, Editor-Chefe da Deutsche Bauzeitung, Ulrike Kunkel, o fundador do Laboratory for Visionary Architecture Professor Tobias Walliser, o Presidente da Associação Agenda4Bernd Heuer e os especialistas em pigmento da Lanxess, Thomas Pfeiffer e Dr. Carsten Rosenhahn.

Fonte: au.pini