Notícias

22/06/2017

Inspirada em árvore, Galeria Serpentine é inaugurada em Londres

Foi inaugurada na última terça-feira (20) em Londres, na Inglaterra, a Galeria Serpentine projetada pelo africano Diébédo Francis Kéré. O projeto é inspirado na cidade-natal do arquiteto, Gando, em Burquina Faso, onde uma árvore servia de ponto de encontro para os habitantes.

O edifício conta com uma grande cobertura suspensa de aço e uma pele transparente cobrindo a estrutura, oferecendo abrigo contra a chuva e permitindo que o ar circule livremente. Há também quatro pontos de acesso separados por um pátio à céu aberto no centro da galeria, que proporciona iluminação natural aos visitantes.

Durante à noite, a cobertura recebe uma iluminação especial através das perfurações das paredes, permitindo a visão das atividades dentro do pavilhão àqueles que estão de fora. A estrutura das paredes e do telhado são compostas de madeira.

"Como arquiteto, é uma honra trabalhar em um parque tão grande, especialmente sabendo a longa história de como os jardins evoluíram e mudaram para o que vemos hoje. Todos os caminhos e árvores, e até o lago Serpentine, foram cuidadosamente desenhados. Estou fascinado com a forma como essa paisagem artificial ofereceu uma nova maneira de as pessoas da cidade experimentarem a natureza. Em Burkina Faso, estou acostumado a ser confrontado com o clima e a paisagem natural como uma dura realidade. Por esse motivo, eu estava interessado em como minha contribuição para este Royal Park não só poderia melhorar a experiência do visitante da natureza, mas também provocar uma nova maneira das pessoas se conectarem", ressaltou Kéré.

Kéré é o 17º arquiteto a projetar o Pavilhão da Serpentine, após nomes como Bjarke Ingels (2016), SelgasCano (2015), Smiljan Radić (2014), Sou Fujimoto (2013), Herzog & de Meuron e Ai Wei Wei (2012), Peter Zumthor (2011), Jean Nouvel (2010), Sanaa (2009), Frank Gehry (2008), Oscar Niemeyer (2003) e Zaha Hadid, que desenhou a primeira estrutura, em 2000.

O pavilhão da Serpentine hospedará eventos que exploram questões da comunidade e do direito à cidade entre 23 de junho e 8 de outubro.

Fonte: au.pini