Notícias

10/05/2017

Projeto de expansão da Fundação Beyeler, na Suíça, tem como principal objetivo criar espaços para educação, entretenimento e interação

O arquiteto suíço Peter Zumthor será responsável pelo projeto de expansão da Fundação Beyeler, em Riehen, na Suíça. A arquitetura dos espaços existentes é assinada por Renzo Piano e a ideia principal da proposta da ampliação é criar três prédios no terreno anteriormente privado do Parque Iselin-Weber: a Casa da Arte, o Edifício de Serviço e o Pavilhão.

Dessa forma, além do museu ter áreas de exposição maiores, também serão desenvolvidos espaços para educação, entretenimento, recreação, encontros e interação, o que hoje não existe no prédio da Fundação Beyeler.

Com funções técnicas e administrativas para o funcionamento do museu, a menor construção da extensão, o Edifício de Serviço, permite uma ligação subterrânea para a Casa da Arte. Essa expõe uma arquitetura monolítica e escultural, com um bloco maciço feito de concreto perfurado entre as árvores do terreno, se destacando entre as árvores e o ambiente natural ao seu em torno. Seu interior conta com 1.500 metros quadrados de espaço amplo para exposição distribuídos em seus três andares. Há um núcleo central com elevador, salas auxiliares e três asas entrelaçadas que se destacam.

O Pavilhão, por fim, terá função para exibições de filmes, concertos, palestras e será também um lugar alternativo para leitura, descanso e conversas. Sua fachada conta com a vista completa do parque graças ao vidro, além de um telhado de madeira leve que cresce na parte de trás da parede do jardim do Parque Berower, que abriga do sol e da chuva.

"Peter Zumthor traz grande experiência para a construção de edifícios culturais e tem a sensibilidade necessária para construir um museu de excelente qualidade neste lugar muito especial no coração de Riehen. A interação entre seres humanos, natureza, arte e arquitetura, que sempre caracterizou a Fundação Beyeler, será tão bem-sucedida como há vinte anos por Renzo Piano", afirma Sam Keller, Diretor da Fundação Beyeler.

Fonte: au.pini