Notícias

10/04/2017

Tonkin Liu divulga projeto de torres em Zhengzhou

O escritório londrino Tonkin Liu divulgou imagens de seu projeto para Centro Empresarial em Zhengzhou, na China. As Cradle Towers de Zhengzhou serão compostas de cinco torres de uso misto sobre um embasamento em forma de anel. Inspirado pela paisagem montanhosa próxima de Songshan, o projeto visa celebrar as origens da cidade que vem se direcionando para um futuro altamente tecnológico.

As Cradle Towers acomodarão escritórios, apartamentos e um hotel, emergindo de um pódio contendo comércios e funções de lazer. Com um vazio central conformando um anel, a base funciona como um limiar entre o duro, denso contexto urbano de Zhengzhou, e uma paisagem macia, abrigada, internamente.

Variando em altura, as cinco torres formam uma paisagem montanhosa urbana que responde ao horizonte de Zhengzhou. As fachadas de vidro são equipadas com uma pele responsiva que controla o sombreamento solar e a privacidade. De longe, a pele cria uma transição da escuridão para a luz como escalas do edifício, transformando o embasamento em uma massa pesada e as torres em enormes lanternas.

“ Zhengzhou é o berço da civilização da nação. Situa-se no coração de um dos assentamentos mais antigos da China. Emblemático pelos parques de paisagem montanhosa de Songshan, e do provérbio chinês de "Céu redondo e terra quadrada", as torres comemoram as origens da cidade, visando a construção do futuro.” - Tonkin Liu

Fonte: Archdaily