Notícias

31/03/2017

Com forma cúbica e espaços multiuso, Teatro Vendsyssel é inaugurado na Dinamarca

Foi concluída na cidade de Hjørring, na Dinamarca, a construção do Teatro Vendsyssel, cujo projeto é do escritório Schmidt Hammer Lassen Architects. Com uma fachada irreverente de aço vermelho inoxidável, o empreendimento localizado no centro do município apresenta uma composição de blocos cúbicos.

"É um edifício que se destaca pela sua importância cultural e que se atreve a ser diferente, sem tirar o foco das qualidades existentes da cidade", detalha John Foldbjer Lassen, sócio fundador do escritório de arquitetura.

O complexo tem cerca de 4.200 m² e foi projetado para ser multifuncional, com salão de ensaio, auditório, caixa preta e um salão com mais de 430 lugares. O teatro também possui escritórios, café e uma área ampla para os bastidores com oficinas e vestiários. O interior foi projetado para garantir conexões visuais e físicas devido ao plano aberto.

Externamente, os arquitetos dinamarqueses criaram também um espaço para eventos, com uma grande praça e escadaria, onde os visitantes podem escolher entre participar das atividades ou apenas observar.

O projeto do Schmidt Hammer Lassen Architects foi escolhido por meio de uma competição realizada em 2013. As propostas deveriam se basear em cinco temas: ancoragem na cidade, transparência, funcionalidade, flexibilidade e materialidade.

Fonte: au.pini