Notícias

23/03/2017

Centro de eventos projetado pelo OMA em Dubai conta paredes móveis para possibilitar diferentes configurações do espaço

O escritório de arquitetura Office for Metropolitan Architecture (OMA) inaugurou na última semana o seu primeiro edifício nos Emirados Árabes Unidos: o Concrete, que ocupa um antigo armazém de 1250 m² na Alserkal Avenue. A avenida foi fundada em 2007 com o objetivo de promover iniciativas culturais e já possui cerca de 25 galerias e espaços de arte na área industrial de Al Qouz, em Dubai.

A construção desenvolvida pelo OMA conta pé direito de mais de oito metros de altura e quatro paredes móveis que permitem diferentes configurações para receber exposições, apresentações, palestras e desfiles de moda. Todos as áreas de serviços foram posicionadas na extremidade do edifício, permitindo que os espaços de entrada e de eventos se situassem mais perto do The Yard, a principal praça pública ao ar livre do distrito.

Externamente, a fachada frontal original do armazém foi substituída por revestimentos de policarbonato, que, por ser translúcido, permite iluminação durante o dia e visão durante a noite. O resto da fachada foi mantida e pulverizada em uma mistura de concreto com agregados de vidro e espelho.

“Na última década, a Alserkal Avenue cresceu e evoluiu organicamente com a cena artística e cultural dos Emirados Árabes Unidos. A introdução do Concrete é um novo marco do avanço cultural da região” afirma Abdelmonem Bin Eisa Alserkal, patrono e fundador da Alserkal Avenue.

O local foi inaugurado com a exposição Síria: Into the light, que estará em exposição até o dia 3 de abril.

Fonte: au.pini