Notícias

09/03/2017

Ospa inaugura nova sala de ensaio com placas acústicas da Wall System

Com um investimento de R$ 1,2 milhão, a nova sala de ensaios da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) foi inaugurada no dia 07 de março. O local de 1,7 mil metros quadrados está localizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre.

A Wall System se orgulha de participar desta obra, realizada num enxuto prazo de 75 dias. Projetistas, construtores e fornecedores, através de ações de parceria, tornaram viável a conclusão desta primeira fase do projeto.

A empresa forneceu, de forma gratuita, as placas acústicas para a nova sala, o que possibilita à orquestra realizar seus ensaios, sediar algumas de suas apresentações e o mais importante, promover o trabalho de base na cultura que vem realizando na educação e formação de novos músicos. Nas palavras do maestro Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, durante a cerimônia de inauguração, “educação traz conhecimento, cultura traz discernimento e precisamos dos dois, mesmo em momentos de crise”.

Matté avalia que este é o espaço mais adequado "em termos de desenvolvimento de acústica", se comparado aos demais onde a orquestra ensaiou desde que deixou o antigo Teatro da Ospa, em 2008. A partir de então, vinha peregrinando por diversos locais, entre eles o armazém A3 do Cais do Porto e a sala Elis Regina na Usina do Gasômetro.

O maestro destaca, também, outras condições favoráveis do local, como ambientação climatizada para os instrumentos e uma bela área física para os 80 músicos da orquestra. A estrutura conta com salas para ensaios de naipes separados, bem como com um local reservado para descanso e estudo dos Maestros e solistas convidados, cortesia que a Ospa não podia oferecer nas outras salas de ensaio.

Durante a reforma no Centro Administrativo, concluiu-se que o espaço para ensaio tem potencial para se tornar, no futuro, uma sala de concertos. Seria possível acomodar cerca de 950 poltronas e, caso fosse construído um mezanino, a capacidade subiria para 1,1 mil ou 1,2 mil lugares.

O local foi cedido pela Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer por um prazo de 20 anos. A reforma para adequação às necessidades da sinfônica foi conseguida pela Fundação Pablo Komlós e viabilizada pela Procuradoria de Fundações do Ministério Público. O projeto foi realizado pelo arquiteto Tarso Carneiro, da AT Arquitetura.

Compareceram à inauguração o governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, o presidente da Fundação Pablo Komlós, Luiz Osvaldo Leite, o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, que recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio, o superintendente administrativo-financeiro da Ospa, Araquém Idiart Gomes, entre outras autoridades.

Fonte: Wall System, OSPA e Zero Hora.