Notícias

06/03/2017

Projeto do novo campus do Google na Califórnia foi criado para tornar o espaço tão inovador quanto a própria empresa

Foram divulgadas na semana passada as imagens atualizadas do projeto do novo campus do Google em Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos. O terreno com mais de 18,6 hectares na Charleston East abrigará um novo modelo de escritório projetado pelo escritório Bjarke Ingels Group (BIG) e por Thomas Heatherwick. A expectativa é criar um espaço para se trabalhar tão inovador quanto a própria empresa.

As imagens mostram um edifício de construção alternada e espaço aberto que terá dois andares. Sob a estrutura maciça do telhado, uma tenda expansiva com energia fotovoltaica regula o clima, qualidade do ar e som.

O empreendimento prevê uma vasta vegetação e paisagismo internamente e externamente. O nível solo será um complexo de circuitos verdes, onde os trajetos curtos entre os pavilhões proporcionarão um ambiente mais íntimo e harmonioso. O espaço também ficará aberto ao público e locais para varejo, possibilitando atividades diurnas e noturnas para funcionários e público local.

Todo o projeto possui uma grande preocupação com os impactos ao meio ambiente. Um estudo com biólogos da cidade fez com que adotassem medidas especiais para as corujas-buraqueiras, que são as aves mais comum da Califórnia, porém, com a perda de habitat a espécie está em declínio. "Esta é uma oportunidade para não só criar uma nova casa para a empresa mais inovadora do mundo, mas também para criar uma parte vibrante da cidade, ao mesmo tempo em que se protege e melhora o habitat natural local", disse Heatherwick.

"Nós escolhemos Mountain View para a nossa sede há 15 anos porque nós amamos a beleza da baía, a proximidade com grandes universidades, o ambiente familiar e a oportunidade de trabalhar em uma cidade no coração do Vale do Silício. Hoje, queremos criar espaços de escritórios que não apenas proporcionem uma grande casa para o Google, mas que também funcionem para a cidade que nos deu tanto", disse David Radcliffe, vice-presidente de Real Estate, pelo blog oficial do Google.

Essa é a terceira atualização de design do projeto, sendo que a primeira versão foi divulgada em 2015 e a segunda em 2016. A proposta está, atualmente, em aprovação na Câmara Municipal de Mountain View.

Fonte: au.pini