Notícias

06/02/2017

Projeto de Foster + Partners é selecionado para complexo de luxo na Meca, na Arábia Saudita

O escritório de arquitetura Foster + Partners foi selecionado por meio de um concurso de projetos para elaborar a arquitetura de um complexo luxuoso na cidade de Meca, na Arábia Saudita, que comportará um hotel e apartamentos. A edificação é inspirada na arquitetura tradicional árabe e reinterpreta os agrupamentos construtivos tradicionais, respeitando a localização sagrada.

"Estamos absolutamente encantados em ganhar esse concurso. A Meca é uma das cidades mais únicas do mundo. Como lar do Caaba - o espaço mais sagrado no Islã -, ela representa um desafio especial e uma honra para qualquer desenvolvedor e arquiteto. Nosso design cria um edifício inovador, que vai ser respeitoso à escala de importância da Grande Mesquita", disse Luke Fox, presidente do escritório.

O projeto considera a escassez de acomodações na Meca, em resposta ao rápido crescimento de visitantes na região. Ali, todos os quartos recebem orientação para maximizar e otimizar as vistas em direção ao Caaba, que é o ponto principal dos visitantes.

Dessa forma, o design dos interiores é feito de fora para dentro. Cada quarto conta com um espaço privado de orações e contemplação, com vistas diretas para a Grande Mesquita e para o Caaba.

O empreendimento ficará localizado no eixo entre a nova estação de trem Haramain e a Grande Mesquita, e será de grande importância à jornada dos peregrinos em direção ao Caaba. A ideia é de que o espaço adicione algo à experiência especial de visitar e Grande Mesquita.

"O nosso esforço é de tornar a experiência especial e apropriada à sua localização única. O design segue a filosofia de 'luxo com humildade' com uma elegância minimizada pelo empreendimento", conclui Fox.

Fonte: au.pini