Notícias

03/01/2017

No Japão, prédio é construído dentro de uma montanha

Na cidade de Takamatsu, no Japão, o escritório Keita Nagata Architectual Element ganhou destaque ao achar uma solução bonita, original e sustentável para um problema bastante comum no país, a construção de edifícios que conversem com as montanhas ao seu redor.

No Japão 75% da paisagem é formada por montanhas, o que representa um desafio para diversos projetos arquitetônicos. Neste caso, porém, os arquitetos usaram o entorno ao seu favor e inovaram ao construir o Greendo, um pequeno prédio, com 5 andares e 7 apartamentos, dentro da própria montanha que o cerca.

Através da interação entre obra e paisagem, o Nagata estende a vegetação por toda a parte externa dos apartamentos, criando tetos verdes que além de ajudarem a regular a temperatura interna, funcionam como jardins individuais - ou seja, o teto de um apartamento é também o terraço do vizinho de cima.

Os interessados em morar no Greendo podem escolher entre apartamentos de 30 ou 75 m², sendo que os menores ficam na base da montanha e os maiores ficam mais perto do topo. Cool!

Fonte: Casa Vogue