Notícias

13/12/2016

MVRDV utiliza tijolos de vidro em fachada de loja de alta costura em Amsterdã, na Holanda

A situação não é incomum em centros comerciais europeus: as tradicionais fachadas de tijolinho aparente cedem lugar, no térreo, a grandes vitrines envidraçadas. O que se ganha em visibilidade, porém, perde-se em herança arquitetônica. Mas esta não foi a história deste edifício localizado na PC Hoofstraat, uma das ruas mais luxuosas de Amsterdã. No projeto de sua nova fachada, assinado pelo escritório holandês MVRDV, a transparência foi conquistada com charmosos tijolos de vidro, que seguem o desenho das peças originais.

Assim nasceu o impressionante Crystal Houses, prédio de propriedade da Warenar - uma investidora de imóveis de alto padrão -, que hoje abriga, além de apartamentos residenciais nos andares superiores, uma loja conceito da Chanel no nível da rua. A grife deve permanecer no endereço até o final de 2017.

'Além de respeitar os arredores, a proposta representa uma verdadeira inovação poética no uso do vidro na construção civil', aponta Winy Maas, arquiteto e um dos sócios do MVRDV, que enfatiza o fato de se tratar do primeiro projeto do gênero já realizado. Segundo ele, o interessante é o fato de a solução poder ser replicada em qualquer cidade do mundo, fazendo que a necessidade de expor o interior de lojas possa dialogar mais gentilmente com a cor local, ou seja, com as características específicas de cada lugar.

Fonte: au.pini