Notícias

06/12/2016

Projeto de academia flutuante responde às preocupações quanto à mobilidade e infraestrutura urbanas

Espaço público e mobilidade urbana são assuntos recorrentes na sociedade, principalmente nas grandes capitais mundiais. Países europeus, como a Áustria, já vêm discutindo e implementando melhorias nas disposições das cidades, com projetos sustentáveis, inclusive, alavancando alternativas aos carros, como bicicletas, metrôs, ônibus e até a circulação a pé. Tendo essa preocupação em mente, o escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati desenvolveu uma academia flutuante para circular por Paris, por meio do Rio Sena, movida a energia humana.

O projeto, realizado em parceria com a organização ONE, o instituto de regeneração urbana URBEM e a rede de academias Technogym, busca, principalmente, atender às demandas de infraestrutura pública da capital francesa e estará disponível até o segundo semestre de 2017.

A iniciativa colaborativa que comprova, através do propósito citado, que a energia produzida pelos seres humanos é um potencial positivo para mover veículos. “A academia navegante investiga o quanto de aproveitamento podemos obter a partir da produção de energia humana. É fascinante ver como a energia produzida pelos exercícios físicos pode, realmente, mover um barco”, esclarece Carlo Ratti, frisando ainda que a experiência é tangível e se sobrepõe a noção abstrata que temos da energia elétrica.

O projeto prevê uma academia com 20 metros de comprimento, acomodando facilmente 45 pessoas e diferentes aparelhos fitness da Technogym, que farão a conversão da energia produzida durante os exercícios em combustível para o barco. O design clean traz um facilitador aos entusiastas. As janelas que formam a estrutura permitirão o acompanhamento em tempo real das condições de temperatura interna e externa ao barco, além dos insights de treino, com as telas de realidade aumentada projetadas nos vidros.

Originalmente desenvolvida em 2008, a academia flutuante representa um impacto positivo em termos de qualidade de vida e aproveitamento da cidade, levando em conta que o seu sistema permite o funcionamento durante o ano todo. Fora a vista maravilhosa e privilegiada de Paris. Fazer academia com um prazer visual motivacional.

Fonte: Casa Vogue