Notícias

05/12/2016

Design Week Mexico e Museo Tamayo apresentam o Museu da Imortalidade

Em sua oitava edição, Design Week Mexico, em colaboração com o Museu Tamayo, revelou o projeto de um grande pavilhão arquitetônico público projetado pelos arquitetos alemães Nikolaus Hirsch e Michel Müller. Até a primavera de 2017, a instalação será uma atração cultural no Parque Chapultepec, o maior parque público da Cidade do México.

Intitulado Museu da Imortalidade II, o projeto baseia-se em um conceito não realizado do filósofo alemão-russo Boris Groys e baseia-se na noção de "Tarefa Comum" do filósofo russo Nikolai Federov, que prevê a criação de condições sociais e políticas necessárias para alcançar a imortalidade tecnológica e a ressurreição material para todos os homens que já viveram. Federov acreditava que os museus eram o cenário ideal para que tais ressurreições ocorressem, tendo desenvolvido técnicas de preservação e conservação ".

Composto por módulos montados em um arranjo hexagonal de seis por seis e oito metros de altura, a instalação está situada nos jardins do Museu Tamayo em uma configuração vertical - oposta à do arranjo do projeto enquanto estava em exibição em Beirute como Museu da Imortalidade I, quando sua configuração era horizontal.

A estrutura arquitetônica é adicionalmente acompanhada por um vídeo de 30 minutos de Anton Vidokle e Oleksiy Radynski que explorou as premissas teóricas do projeto.

“Estamos muito felizes em mostrar um protótipo para o Museu da Imortalidade na Cidade do México, disseram os arquitetos Hirsch e Müller. Seu fascínio profundo com cultos de morte fez o México um contexto muito especial para tal projeto especulativo. Com base nas teorias do cosmismo e da ressurreição do filósofo Boris Groys e do artista Anton Vidokle, tentamos especular sobre os limites do que chamamos design e mundo material. Perguntamos: podemos projetar depois da morte? Pode - como o contexto do Museu Tamayo sugere - humanos serem preservados como artefatos de museu?”

Fonte: Archdaily