Notícias

30/11/2016

Projeto de revitalização do Museu de Prado tem ênfase no Salão dos Reinos, existente desde o século XVII

Os escritórios Foster + Partners e Rubio Arquitectura são os vencedores da competição internacional para revitalização e renovação do Salão dos Reinos do Museu de Prado, em Madri, na Espanha. O espaço está entre os poucos que sobreviveram desde o antigo Palacio del Buen Retiro, do século XVII.

O objetivo da intervenção é trazer vida aos interiores do passado, e voltar quatro séculos para redescobrir a original fachada sudeste, de três pavimentos. As paredes externas serão delicadamente abertas para trazer luz e vistas da praça municipal.

O Salão dos Reinos será permeável, oferecendo ao público uma rota pelo edifício, com cafés no lado norte. Ainda mantendo o perfil do edifício original, um novo telhado colherá energia através de células solares, trazendo luz natural às galerias.

Lord Foster, da Foster + Partners, sentiu-se honrado com a escolha do seu projeto. “O Salão dos Reinos, construído em Crescenzi e Carbonel na década de 1630, é um dos poucos resquícios do palácio antigo que precede o museu, concebido apenas em 1819. Dois séculos depois, a transformação e a expansão da sala histórica acrescentarão novas galerias significantes e outros espaços ao Prado. Também criará, como um novo cenário, um novo foco urbano para a cidade de Madri”, declarou.

O Foster + Partners foi o selecionado dentre os finalistas, grupo do qual faziam parte: Cruz y Ortiz Arquitectos, Nieto Sobejano Arquitectos, B720 Arquitectos + David Chipperfield Architects, Office for Metropolitan Architecture (O.M.A.) Stedebouw B.V., Souto Moura Arquitectos + Juan Miguel Hernández León + Carlos de Riaño Lozano, Garces de Seta Bonet Arquitectes + Pedro Feduchi Canosa, e Gluckman Tang Architects + Estudio Álvarez Sala + Arquitectura Enguita y Lasso de la Veja.

Fonte: au.pini