Notícias

17/11/2016

Copenhagen terá torres residenciais com jardins suspensos

O Studio LOKAL, com sede na Dinamarca, venceu o concurso para uma torre residencial em Copenhague, com The Hanging Gardens, sua proposta que fundes edifícios históricos de tijolos de Carlsberg com o conceito de um jardim pessoal para cada residente.

Localizada no terreno de um antigo mercado de vegetais, a proposta visa retornar a essas raízes locais, incentivando os moradores a cultivarem seus próprios produtos em um dos jardins da torre. Além disso, o piso térreo do edifício abrigará um mercado de agricultores onde os residentes poderão trocar seus próprios produtos.

Além do funcionamento agrícola, os jardins do projeto lidarão com a água pluvial, aumentando a biodiversidade e servindo como estímulo visual.

Para melhorar o fator de sustentabilidade do projeto, os materiais serão obtidos localmente, e foram testados para compatibilidade com o clima local e dos arredores.

“ A utilização de formas contextuais em novas combinações deu ao edifício uma série de benefícios arquitetônicos para os moradores. Como exemplo, o layout da fachada cria mais de 200 varandas, sem comprometer a entrada de luz dos apartamentos. Além disso, a geometria protege os utilizadores de perturbações do vento, melhorando simultaneamente o ambiente acústico das varandas. Por último, as varandas são projetadas para dar a maior quantidade de conforto, em relação à luz do dia e privacidade - descreveram os arquitetos.”

A construção do projeto deve começar em abril de 2017.

Fonte: Archdaily