Notícias

09/11/2016

Zaha Hadid Architects projeta o primeiro estádio de futebol do mundo totalmente feito em madeira

O escritório da arquitetura Zaha Hadid Architects ganhou o concurso para a construção do estádio de futebol do Forest Green Rovers, em Stroud, na Inglaterra. Essa vai ser a primeira arena do tipo a ser construída toda em madeira. O investimento é estimado em cerca de 100 milhões de libras (o equivalente a aproximadamente R$ 400 milhões).

A escolha da madeira, segundo os arquitetos, deve-se ao pouco carbono incorporado pelo material. O escritório calcula que três quartos do impacto de carbono de qualquer estádio venham dos materiais utilizados, o que faz a escolha ainda mais importante. Além disso, os arquitetos ressaltam que a madeira é “durável, reciclável e bonita”.

O telhado do estádio, por sua vez, será coberto por uma membrana transparente, que contribui para o crescimento do gramado e maximiza a sombra para os jogadores e torcedores.

Tudo foi calculado para que os torcedores tenham boas visões, independentemente do lugar em que se encontrarem. O design garante que as arquibancadas fiquem a cinco metros do campo, o que maximiza a atmosfera de finais de campeonato, por exemplo.

A construção também prevê o crescimento futuro do clube. O estádio foi, inicialmente, projetado para cinco mil espectadores, mas pode ser aumentado para 10 mil sem custos de grandes obras de construção.

A arena não será apenas o novo lar do time Forest Green Rovers, mas uma importante novidade para a comunidade. É o que promete o diretor do Zaha Hadid Architects, Jim Heverin. "O projeto mantém e melhora a paisagem do prado existente no local, enquanto adiciona o estádio e outras funções à cidade. Incorporando métodos de construção de baixo carbono e processos operacionais, será o primeiro estádio de futebol com quase todos os elementos feitos de madeira de origem sustentável, incluindo sua estrutura, cantilevers de telhado e revestimento de persianas”, disse.

O projeto superou 50 trabalhos enviados à competição internacional. “Zaha Hadid Architects construiu estádios fantásticos pelo mundo, incluindo o do Parque Olímpico em Londres, eles projetaram um dos estádios para a Copa do Mundo de 2022, e agora um para o Forest Green”, afirmou o presidente do time, Dale Vince.

Fonte: au.pini