Notícias

24/10/2016

Projetado pela Foster and Partners, centro de pesquisa é inaugurado na Coreia do Sul

Foi inaugurado esta semana o novo centro de pesquisa da empresa de pneus Hankook. A Hankook Technodome, como é chamada, possui 96 mil m² e está localizada na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul.
O projeto realizado pela empresa Foster and Partners contemplou espaços de trabalho bem iluminados, laboratórios avançados e ambientes sociais integrados, que pretendem incentivar ideias e inovação.

A conceito do design foi idealizado também para incentivar a comunicação entre os funcionários. Para isso, há espaços programados para reuniões espontâneas, enquanto os testes dos pneus e os laboratórios de pesquisa ficam em exibição para visitantes e funcionários. Os ambientes se estendem por uma espinha central que vai desde um restaurante no Sul da cúpula, até as acomodações dos funcionários, no Norte.

O lobby funciona como um espaço de exposição da última coleção de produtos elaborada, com vistas para as áreas de testes e para o parque externo. Rotas de circulação cuidadosamente programadas criam uma divisão natural entre as áreas públicas e as zonas de desenvolvimento de produtos.

O edifício é contemporâneo, misterioso e com um telhado de prata flutuante. Conexões visuais são promovidas por meio da sua estrutura, com arranjos flexíveis que possibilitam mudanças futuras dos usos dos espaços.

Do ponto de vista ambiental, o calor desperdiçado é utilizado para aquecer os dormitórios, enquanto um lago na entrada Sul capta a água da chuva para refrigerar o ambiente.

Fonte: au.pini