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19/10/2016

Museu do Amanhã recebe, em Londres, prêmio internacional

Ainda que não tenha tido muito competidores - não há notícia de que uma grande quantidade de museus tenha sido inaugurada nas Américas do Sul e Central durante os últimos anos - o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, recebeu no final de setembro, em Londres, o prêmio Leading Culture Destination Awards.

Iniciativa da prefeitura, em parceria como Banco Santander e a Fundação Roberto Marinho, o equipamento cultural projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava foi eleito como o melhor museu novo dessas regiões. A premiação considera as instituições inauguradas e/ou reformadas nos últimos 15 meses. Na competição, o equipamento cultural do Rio de Janeiro superou o Museo Internacional del Barroco, em Puebla, México, e o Space Caribbean, em Kingston, Jamaica.

De acordo com o jornal O Globo, o prêmio é comparado ao Oscar no que refere aos museus. O diretor do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet, destacou ao jornal que a premiação foi concedida pelo conjunto da obra – e não na categoria arquitetura. “Isso mostra que não é só o projeto arquitetônico que é o importante para o Museu do Amanhã”, observou. Para Piquet, contribuíram para o reconhecimento o conteúdo, a arquitetura e também a revitalização de toda a orla do centro do Rio de Janeiro, incluindo a Praça Mauá.
Pessoas que não conheciam a área, passaram a frequentar o espaço” lembrou o diretor do museu. Na categoria arquitetura, o projeto de Calatrava ficou entre as três consideradas mais inovadoras do ano, ao lado do Tate Modern Switch House, Londres, e The Broad, Los Angeles.

Também ao O Globo, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, afirmou ser surpreendente o número de visitas que o museu vem recebendo desde a inauguração. Ele acredita que o sucesso entre o público também foi o que conquistou o júri, a união entre arquitetura, conteúdo e experiência do visitante dentro do espaço. “Nosso planejamento inicial era atingir 500 mil visitantes em um ano. Mas, ainda durante a Olimpíada, ou seja, cerca de sete meses após a inauguração, alcançamos 1 milhão de visitas” assegurou.

Fonte: Arcoweb