Notícias

16/09/2016

Em formato de barco, complexo cultural em Dubai traz palco para grandes espetáculos

O skyline de Dubai ganha mais um prédio ícone neste mês: a Dubai Opera, bem ao pé do Burj Khalifa -- o edifício mais alto do mundo com seus impressionantes 828 metros de altura. O complexo cultural, que também fica próximo à maior fonte luminosa do mundo, promete agitar a cidade nos Emirados Árabes e irá abrigar peças de teatro, shows, concertos, espetáculos de dança e exposições de arte.

Como não poderia deixar de ser, a arquitetura chama a atenção pela ousadia: o prédio foi criado no formato de um barco e faz alusão a um dhow, tradicional embarcação árabe antiga – uma referência ao passado marítimo dos povos da península arábica.

O projeto, assinado pelo arquiteto Janus Rostok, do WS Atkins & Partners Overseas, abrigará até 2 mil pessoas e será o coração do Opera District – uma região de efervescência cultural criada pela incorporadora Emaar a pedido do vice presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Além da Dubai Opera, o bairro terá hotéis, prédios residenciais de luxo, passeios públicos e passarelas para criar espaços de convivência.

A inauguração da Dubai Opera será em grande estilo na noite de 31 de agosto. Com um concerto de Plácido Domingo, um dos Três Tenores, a casa abre ao público. E não para por aí. Estão agendadas para setembro: as óperas The Pearl Fishers (Os Pescadores de Pérolas), do francês Georges Bizet, e O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, as duas feitas pela Fondazione Teatro Lirico Giuseppe Verdi. Também estreiam Giselle e Coppelia, dois espetáculos de dança da Russian State Ballet and Orchestra of Siberia, e os concertos de música clássica Postcards from Vienna, Mozart Gala, performados pelo Vienna Concert Verein.

Fonte: Casa Vogue