Notícias

14/09/2016

Primeiro edifício de BIG em Nova York tem telhado inclinado e vista para o rio Hudson

O escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG) informou que a construção do seu primeiro projeto em Manhattan, Nova York, nos Estados Unidos, foi concluída recentemente. O empreendimento tem uma área de 80 mil m² e é localizado na West 57th Street, rua que inspirou o nome do prédio (VIA 57 West).

Segundo os arquitetos, a proposta é um híbrido entre um quarteirão europeu e um arranha-céu tradicional de Manhattan. O seu formato combina as vantagens dos dois modelos: a compacidade e eficiência de um edifício de uma quadra, com a densidade, senso de intimidade e segurança, além da vista de um arranha-céu, no caso, para o rio Hudson.

O formato da construção varia de acordo com o ponto de vista de quem observa. Ele pode parecer uma pirâmide da estrada West Side, ou uma espiral da rua West 58th.

O declive do edifício serve como transição entre as baixas estruturas ao sul e as altas, ao norte e oeste do rio. O telhado inclinado é perfurado por terraços, voltados para o sul. O seu pátio é inspirado no estilo urbano de Copenhagen. Ele pode ser visto da rua e estende o verde do parque Hudson River.

Vale lembrar que o VIA 57 West é um dos finalistas do prêmio Designs of the Year, promovido pelo Museu de Design de Londres.

Fonte: au.pini