Notícias

23/08/2016

Torre de madeira mais alta dos Países Baixos será construída em Amsterdã

Holanda e, dependendo do cronograma da construção, a torre madeira mais alta do mundo. Com a esperança de que comece a ser construída no segundo semestre de 2017, o HAUT é mais um exemplo da crescente tendência do uso da madeira como elemento estrutural de edifícios em altura.

O nome do empreendimento, abreviação para "Haute Couture", deriva da ideia de projeto "sob medida" para as 55 unidades residenciais. O edifício de 21 pavimentos oferecerá a seus compradores uma vasta escolha de tamanhos de apartamentos, andares, layout, disponibilizando espaços com pé-direito duplo e varandas ao ar livre. As superfícies internas são recobertas de madeira, refletindo a constituição da torre, ao passo que uma composição irregular de varandas em balanço proporcionam perspectivas interessantes para a cidade.

A base triangular do edifício abriga um jardim onde os moradores podem participar de um programa de horta comunitária ou simplesmente relaxar e se encontrar. O jardim será aberto ao público, atraindo os pedestres e ciclistas.

A construção de madeira de HAUT foi escolhida, em parte, por sua natureza sustentável: mais de 3 milhões de quilogramas de dióxido de carbono serão armazenados nas peças laminadas.

A torre é parte do plano de desenvolvimento para o novo bairro residencial de Amstelkwartier, que contará com aproximadamente 4 mil unidades residenciais, além de pequenos estabelecimentos comerciais.

Fonte: Archdaily