Notícias

16/08/2016

Studio Symbiosis projeta edifício corporativo inspirado na arquitetura tradicional indiana

O Studio Symbiosis Architects está em via de executar o Punjab Kesari Headquarters, um edifício corporativo de 18.000 metros quadrados em Delhi NCR, Índia.

Projetado como a fusão entre arquitetura tradicional indiana e espaço contemporâneo para trabalho, o principal objetivo do projeto é "reduzir o consumo energético e otimizar a abertura da fachada, resultando em nenhuma luz artificial requerida no verão num dia típico".

Com isto em mente, o projeto foca numa fachada animada, que apresente uma variação de raios de aberturas baseadas na orientação e ao mesmo tempo reflete a cultura indiana, por meio de sua semelhança com o padrão tradicional de “Jali”. Num comunidade à imprensa o arquiteto explica:

“Um desenho hexagonal foi usado como base e durante o processo interativo vários desenhos vazados foram gerados a partir disto para criar condições de iluminação diferentes. Isto resultou numa condição de opacidade variável na fachada que tinha duplo propósito em criar arquitetura performativa e também várias aberturas na fachada em diversas orientações gerando desenho à fachada que é animada e tem um significo inerente. Esse desenho resultante altera entre 81% de opacidade na fachada norte e 27% de opacidade na fachada sul, com uma opacidade intermediária de 54% ao Leste e 62% ao Noroeste.”

A fachada garante um nível de 500 lux em cada pavimento na altura das mesas de trabalho. A otimização da luz natural no interior dos espaços de trabalho é a principal característica do projeto em termos de sustentabilidade.

Uma vez que o projeto não faz uso de iluminação artificial, isso faz com que o usuário se sinta mais próximo da natureza ao permitir que os funcionários do escritório utilizem a luz natural. Além disso, características sustentáveis do projeto incluem ventilação cruzada e redução de ganho térmico.

O Punjab Kesari Headquarters foi comissionado em 2014 e começou a ser construído em agosto de 2015. O projeto tem inauguração prevista para 2017.

Fonte: Archdaily