Notícias

09/08/2016

Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador

Os escritórios Caá Porá, Siete86 e Ingeniera Alternativa divulgaram um projeto para o “Palenque Cultural Tambillo,” um centro cultural dedicado à tradição artística do estilo musical marimba na cidade afro-equatoriana de Tambillo, Equador. Composto por um auditório para apresentação e encontros, duas salas de aula multiuso, espaços para ensaio, workshop de instrumentos artesanais e banheiros públicos ecológicos, o projeto foi pensado para se tornar um componente de uma rede de centros culturais a serem construídos na província de Esmeraldas, patrimônio cultural da UNESCO.

A equipe iniciou o processo de pesquisa e workshops com a comunidade de Tambillo em outubro de 2015, visando determinar as necessidades do centro. O maior desejo da comunidade era de um local onde eles pudessem preservar sua história cultural, construída a partir de técnicas tradicionais.

Construir em uma reserva ecológica protegida e em um manguezal criou desafios únicos para o projeto, mas também oportunidades para se aprender com as técnicas tradicionais. Uma ótima solução foi o uso de conchas de ostras descartadas pela indústria pesqueira para fortalecer as paredes de terra batida e fundações de concreto do projeto. A estrutura principal do auditório de apresentações é feito de madeira de fontes responsáveis e recoberta com palha de madeira no teto, enquanto as salas de aula e equipamentos de workshops apresentam cobertura de zinco alinhados com isolação acústica e térmica.

O salão principal também apresenta piso de areia similares às pistas de dança usadas em tradicionais cerimônias de dança, enquanto os músicos serão elevados ao mezanino, para manter o espaço do piso o mais aberto possível e providenciar áreas com assentos para os espectadores. Para se otimizar a acústica, o telhado de palha de palmeira foi projetado para absorver o excesso da percussão do som. O telhado inteiro se declina para criar vistas voltadas para o manguezal.

Os edifícios foram projetados para terem orçamento acessível e serem facilmente construídos, capazes também de resistir às fortes chuvas e terremotos que fazem parte do clima de Tambillo. O projeto também utiliza materiais locais para reduzir o impacto ecológico geral – importante na região onde blocos de concreto e outros materiais menos sustentáveis se tornaram os elementos construtivos mais comuns.

O projeto está utilizando atualmente a plataforma de financiamento coletivo indiegogo para reunir seus interesses e tornar o complexo em realidade.

Fonte: Archdaily