Notícias

05/08/2016

Sustentabilidade: Arquitetos sérvios criam casa flutuante com estufa particular

Uma casa flutuante com uma estufa no “quintal”. Foi com essas premissas que os arquitetos do escritório sérvio Salt&Water criaram a Eco-Barge.

A residência, desenhada para cidades cortadas por canais ou alagadas, concentra diversas soluções sustentáveis, que a tornam ideal para garantir autonomia e segurança, mesmo em meio às incertezas geradas pelo aquecimento global.

O primeiro diferencial desta casa é o fato de ser flutuante. Este formato oferece muito mais possibilidades para a sua instalação. O segundo ponto de destaque é a utilização de sistemas de produção de energia renovável. Placas solares e pequenas turbinas eólicas devem garantir toda a energia necessária para a manutenção e conforto dos moradores.

Por último, está o ponto mais charmoso desta residência: atrás da casa está uma estufa que permite o cultivo vertical de diferentes culturas durante qualquer época do ano.

Para os arquitetos, esta é a solução ideal para produzir alimentos em áreas urbanas, que possuem poucos espaços disponíveis para a inserção de novos plantios. Para melhorar o desempenho, a estufa possui um sistema próprio de irrigação que usa menos água do que os sistemas tradicionais. Além disso, em um plantio vertical, boa parte da água pode ser reaproveitada.

Fonte: Ciclo Vivo