Notícias

16/06/2016

Museu de arte contemporânea Tate Modern será reaberto em Londres após reforma de Herzog & de Meuron

Com projeto de Herzog & de Meuron, novo museu de arte contemporânea Tate Modern abre ao público na próxima sexta-feira (17), em Londres, na Inglaterra. A reforma ampliou o espaço de exposição do edifício tem dez andares em 60%, onde será inaugurado com uma nova coleção, de trabalhos recém-adquiridos.

Também há áreas para novas galerias e concurso, espaços de aprendizado, um restaurante e um terraço com vistas panorâmicas da cidade.

Segundo Jacques Herzog, da Herzog & de Meuron, “o Tate Modern mudou a cidade de Londres desde 2000. O impacto disso no design urbano e no desenvolvimento do South Bank e do Southwark tem sido tão substancial quanto a sua influência na vida social, cultural e artística da cidade”.
A fachada adota o estilo tradicional dos edifícios de tijolos, mas utiliza o material de um modo novo: é criada uma tela de tijolos perfurados, que filtra a luz durante o dia e faz com que a construção brilhe durante a noite.

“Estamos encantados que o conceito inicial para o Tate Modern, como previsto na época da primeira competição em 1995, tenha se tornado realidade. O conceito de acesso em cruz original do museu foi realizado com entradas de três diferentes lados. As pessoas poderão acessar o prédio e o Salão da Turbina pelo Norte, Oeste e agora, também, pelo lado Sul”, disse Pierre de Meuron.

E acrescenta: “A nova Switch House uma conexão antes perdida entre o rio Tâmisa e o bairro de Southwark, além de transformar a parte sul do museu em um local ativo e animado, que inclui um novo jardim público para os visitantes e pedestres. No interior da construção, a configuração horizontal das galerias clássicas na Boiler House é realçada pelo boulevard vertical da nova extensão, criando um tipo de topografia arquitetônica que oferecerá oportunidades não esperadas para artistas e curadores, para apresentar arte fora das áreas de exposição oficiais das galerias”.

O edifício foi originalmente aberto no ano 2000, também sob o projeto do Herzog & de Meuron. É o museu de arte contemporânea mais popular do mundo, com cinco milhões de visitantes por ano.

Fonte: au.pini