Notícias

30/05/2016

Com papel ilustrado para montar, arquitetura brutalista de Paris ganha representações lúdicas

O estúdio de design criativo hispano-polaco Zupagrafika lançou uma coleção de modelos de papel ilustrados, no melhor estilo “recorte e cole”, que retratam a arquitetura brutalista de Paris datadas entre 1950 e 1970.

A série conta com edifícios dispersos em torno dos “arrondissements” (bairros) da cidade, bem como os “banlieues” (áreas periféricas), que se tornaram um espaço voltado para habitação à “Loyer modere”, um tipo de habitação público-privada.

Paris Brut é composta por seis modelos ilustrados para montar: Orgues de Flandre, Les Choux de Créteil, Cité Curial-Michelet, Cité des 4000, Centre National de la Danse e uma interpretação que presta homenagem ao Plan Voisin, proposto pelo arquiteto Le Corbusier, em 1925 – plano urbano de uma cidade moderna representado por um gride de torres em forma de cruz.

De acordo com os designers autores do trabalho, as obras selecionadas para a coleção foram construídas para fornecer milhares de novas casas para a população em rápido crescimento. No entanto, algumas destas urbanizações foram afetadas pelos problemas sociais e ganharam o status de fora dos limites. "Durante os anos 1990 e 2000 muitos destes blocos habitacionais foram renovados ou demolidos. Os escombros do que já foi o Cité des 4000 se tornou uma metáfora das falsas promessas do modernismo para criar habitação para a classe média e de trabalho”, contam os designers.

Todo o conjunto é eco-friendly, ou seja, impresso em papel reciclado e papelão, e inclui uma breve nota técnica sobre o arquiteto de cada edifício, ano de construção e localização exata.

Com os seus trabalhos, o Zupagrafika tem como objetivo fazer uma catalogação da arquitetura modernista pós-guerra, em um papel lúdico que permite olhar para este tipo de construção a partir de outra perspectiva. O estúdio conta ainda com um projeto que segue esta mesma linha, só que voltado para Londres, chamado “Brutal London”. As coleções estão disponíveis na loja on-line e cada peça custa em média 6 euros.

Fonte: ArqBacana