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27/05/2016

Novo modelo criado por Foster and Partners transforma lojas da Apple em áreas de convivência pública

Primeira unidade foi inaugurada em São Francisco, nos Estados Unidos, com design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica

O escritório Foster and Partners é o responsável pelo projeto de um novo modelo de loja da Apple nos Estados Unidos. A primeira unidade foi aberta na Union Square, em São Francisco, com espaço de convivência e design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica.

“Este é um lugar incrível na Union Square, e uma chance de criar uma nova praça pública. Criamos o espaço mais inspirador e estimulante imaginável, confundindo o espaço interno e externo”, disse Stefan Behling, arquiteto do Foster + Partners. “É possível ter a experiência dos produtos da Apple e seus serviços não só na movimentada Union Square, mas também relaxando e contemplando o silêncio da nova praça”, completaram.

A nova praça com WiFi, em contraste às atividades vivas da Union Square, é imaginada como um lugar de tranquilidade, contemplação. Com mesas e espaços para sentar, o espaço passa a ser de convívio para a comunidade. Há, também, um dossel de árvores que produzem sombra e uma parede verde de 19,5m x 15,2m, cortada por uma cascata.

As portas deslizantes de vidro, com medidas de 6m x 12,8m no lado sul e 6m x 26,5m no norte, encorajam a ventilação natural pela loja. Além disso, o ambiente utiliza 100% de energia renovável, com força produzida por 130 painéis fotovoltaicos integrados ao telhado do edifício.

O piso das escadas também é de vidro. As placas de metal precisamente projetadas estão incorporadas de forma discreta ao vidro, dando a impressão de degraus flutuantes. A aparência de simplicidade esconde a alta complexidade por trás da solução.

Todo o edifício é suportado por uma estrutura de treliça de aço. Ela suporta outras treliças que criam um telhado afunilado, e integra a rede de serviços pelo edifício. O suporte vertical é escondido na coluna principal e nas paredes laterais.

Princípios sísmicos do projeto de engenharia guiaram os aspectos do design estrutural, definindo o padrão de inovação. O volume de 12 metros de altura é dividido horizontalmente por um piso mezanino, que se afunila em menos de 30 centímetros e estende-se por 10 metros da parede dos fundos, para criar um piso principal de cinco metros.

A estrutura extremamente fina e sem colunas foi possível por amortecedores de massa sintonizados para eliminar a vibração. A impressão de um espaço flutuante no centro do espaço cria um diálogo com a Union Square.

O telhado branco e luminoso aparece como superfície opaca durante o dia, mas surpreende os visitantes, ao iluminar-se gradualmente durante a noite. Os painéis emitem uma luz branca e pura, e têm a capacidade de absorver o barulho do ambiente. A grade que suporta os painéis do telhado foi desenvolvida de forma que todos os serviços possam ser precisamente localizados, além de ser flexível o bastante para acomodar avanços tecnológicos futuros.

Os novos espaços da loja são “The Avenue”, uma área desenvolvida especialmente para a exibição de acessórios incorporados à parede da coluna central. O “Forum”, um ambiente de aprendizado, onde especialistas de diversas áreas entretêm, inspiram e ensinam. Essa área será correspondente a uma posição central no mezanino, contrária a uma parede de vídeo que será pano de fundo para a Union Square. Haverá também a “Genius Grove”, com uma disposição mais relaxante entre um pequeno arvoredo. E, por fim, o “Boardroom” será um espaço para reuniões e conversas para empresários locais discretamente disposto por trás da parede verde.

Fonte: AU PiniWeb