Notícias

25/05/2016

GMP Architekten vence concurso para projetar teatro de ópera na China

A cidade chinesa de Chengdu, na província de Sichuan, ganhará um projeto de autoria do escritório alemão GMP Architekten e vencedor de um concurso internacional de arquitetura que contava com participação de escritórios renomados, como Jean Nouvel, Zaha Hadid, Nikken Sekkei e Aedas.

A inspiração para a casa de ópera e concertos, segundo o GMP, veio da vida pública que surge com as tradicionais casas de chá, principalmente no centro histórico marcado por uma rede de estreitas e largas travessas.

“Ele assume a forma de um conjunto urbano de vários volumes recolhidos em um pódio compartilhado, que se instala na vizinhança como uma peça de um quebra-cabeça e, ao mesmo tempo, gera presença e `reconhecibilidade’ no espaço urbano”, define o escritório.

O salão de ópera, com 1,6 mil assentos, e o salão de concertos, com 1 mil, são representados por volumes esculturais envoltos por uma rede de cobre - em referência ao trançado de bambu típico da cidade - e com cores típicas de prédios locais.

Uma sala de teatro está integrada ao pódio revestido de pedra natural cinza escuro, o que permite espaço para caminhos de pedestres e áreas públicas no lote.

Os prédios menores - centro de treinamento de arte, galeria e hotel - compartilham os mesmos materiais, assim como os espaços internos, que oferecem a sensação de continuidade do exterior.

O terreno escolhido para receber o Urban Concert Hall de Chengdu está próximo da Universidade de Sichuan e do conservatório de música da cidade.

Fonte: ArcoWeb