Notícias

12/05/2016

Novo projeto de Zaha Hadid em Praga transforma área industrial em centro de transportes

O escritório Zaha Hadid Architects é o responsável pelo projeto de revitalização da área adjacente à estação Masaryk Railway, antes ocupada por indústrias, em Praga, na República Checa. O centro de transportes deve unir terminais de ônibus e, no futuro, o terminal ferroviário, que ligará a cidade ao Aeroporto Internacional Vaclav Havel. Os serviços serão domésticos e suburbanos.

O design corresponde ao urbanismo da cidade velha (centro histórico de Praga), e estabelece um diálogo com ela, ancorando a nova praça pública na estação e dinamicamente transformando a composição horizontal do projeto, paralela às linhas do trem, em uma fachada oeste vertical, de frente à cidade velha.

A série de prédios variam em questão de escala e composição, de modo a tornarem-se compatíveis à já existente fábrica urbana da cidade. Há, também, a criação de espaços cívicos, como praças na entrada principal da estação, no Na Florenci Boulevard, na esquina Florenci/Opletalova e no terminal de ônibus no Distrito 8.

É possibilitada, além disso, uma potencial melhora de conectividade entre a cidade com um novo espaço público sobre os trilhos do trem, criando uma ligação norte/sul entre Na Florenci Boulevard e Havlíčkova/Namesty Masarykovo.

“Em colaboração aos nossos parceiros e à cidade, desenvolvemos um urbanismo ao local que traz a inspiração de nossas análises da cidade e da rede de circulação dinâmica do espaço, criando uma resposta arquitetônica sensível ao contexto, unificando em aspiração e contribuindo para as fábricas urbanas de Praga”, afirmou Craig Kiner, associado do Zaha Hadid Architects.

Fonte: au.pini