Notícias

06/05/2016

BIG, Lacaton & Vassal e Caruso St. John entre os seis finalistas para projetar o novo Museu de Londres

O Museu de Londres anunciou as seis equipes finalistas para projetar um novo museu em West Smithfield.

O concurso internacional foi organizado pela Malcolm Reading Consultants, com um orçamento estimado entre 130 e 150 milhões de libras esterlinas. O museu auxiliará a preservar e regenerar a parte histórica de Londres, reinaugurar o museu popular e proteger uma série de edifícios protegidos.

Cerca de 80 equipes internacionais enviaram suas propostas para a primeira fase do concurso, e os finalistas foram selecionados por critérios que incluíam habilidades específicas relevantes e experiência em projetos culturais.

Os finalistas são, em ordem alfabética:
• BIG (Bjarke Ingles Group) com Hawkins/Brown, Donald Insall e Gehl Architects
• Caruso St. John Architects com Alan Baxter Associates
• Diener & Diener Architekten com Sergison Bates Architects, East Architecture e Graphic Thought Facility
• Lacaton & Vassal Architectes com Pernilla Ohrstedt Studio
• Stanton Williams com Asif Khan, Julian Harrap, J&L Gibbons e Plan A
• studio Milou architecture com RL& Associés, Axis Architects e Alan Baxter Associates

Lucy Musgrave, diretora da Publica e jurado do concurso, disse: "O terreno do novo museu é complexo. A lista de finalistas representa uma fascinante gama de talentos, algumas novas e inspiradoras parcerias e reflete o significado internacional deste concurso. Cada um dos finalistas, de alguma forma, já criou grandes espaços culturais em cidades ao redor do mundo e estamos certos de que farão o mesmo para Londres".

As equipes selecionadas produzirão agora projetos conceituais, que serão expostos no Museu de Londres no verão. Após isso, um vencedor será escolhido.

O Museu de Londres busca trazer a história de Londres para West Smithfield e apresentará o maior arquivo arqueológico do mundo. O novo museu será aberto ao público em 2021.

Fonte: Archdaily