Notícias

28/03/2016

Kengo Kuma pode ter seu primeiro projeto construído na Austrália

O arquiteto japonês Kengo Kuma divulgou sua proposta para um novo centro cultural em Sydney, na Austrália, que tem como objetivo se transformar em um marco arquitetônico para a cidade e ponto de encontro da população.

O edifício Darling Exchange pretende ser o destaque do bairro Darling Square, que passa por um processo de revitalização da ordem de 3,4 bilhões de dólares. O programa inclui ainda uma praça pública adjacente, projetada pelo escritório local Aspect Studios, de cerca de 2,7 mil metros quadrados.

A torre de seis pavimentos, que será o primeiro projeto do arquiteto no país, tem uso misto e pretende abrigar um mercado no piso térreo, uma biblioteca pública, uma área destinada a crianças e um bar na cobertura.

O aspecto mais marcante do edifício é a fachada, composta por uma tela de madeira em espiral que se assemelha a um fio se desenrolando. A geometria circular no entorno da torre cria uma forma dinâmica que poderá ser reconhecida de múltiplas direções.

Darling Exchange conta com a colaboração da empresa de desenvolvimento Lendlease e, atualmente, está em fase de aprovação pelo governo australiano. A expectativa é que a inauguração ocorra em 2018.

Fonte: ArcoWeb