Notícias

23/03/2016

Herzog & Meuron assina projeto de novo edifício no Museu de Design Vitra, na Alemanha

O Museu de Design Vitra, localizado na cidade de Weil am Rhein, na Alemanha, marcou para o dia 3 de junho a inauguração do seu novo edifício no Campus Vitra: o Vitra Achaudepot, projetado pelo escritório de arquitetura Herzog & Meuron. O espaço promete garantir ao museu um local de exposição de objetos-chave de sua extensa coleção ao público, e será complementado com um café e uma loja.

Nesse contexto, uma segunda entrada será criada no campus, otimizando as conexões às cidades de Basel e Weil am Rhein. Apesar do prédio principal do museu, projetado por Frank Gehry em 1989, ter sido concebido para alojar a exposição, o museu o utiliza para exibições temporárias.

O novo edifício terá como ponto central uma exposição permanente de mais de 400 peças, incluindo móveis de madeira, ícones do modernismo clássico de Le Corbusier, Alvar Aalto e Gerrit Rietveld e objetos coloridos de plástico da era Pop, além de designs recentes produzidos com impressoras 3D. A exposição deverá ser complementada com outras menores e temporárias, com temas relacionados à coleção.

O acervo do Museu de Design Vitra contém, dentre as mais importantes peças de design de mobília do mundo, 7.000 objetos. Dentre os artistas que compõem a coleção, Charles & Ray Eames, Verner Panton e Alexander Girard.

Fonte: au.pini