Notícias

18/02/2016

Edison Claro de Moraes é o novo presidente da ProAcústica

No último dia 28 de janeiro, o empresário Edison Claro de Moraes foi empossado presidente executivo da ProAcústica junto com os novos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva que atuarão no próximo biênio 2016-2017. Moraes é formado em Economia, com especialização em Administração de Materiais pela Fundação Getúlio Vagas, pós-graduado em Marketing pela ESPM-SP e possui 30 anos de experiência em soluções acústicas para caixilhos.

Moraes projeta, entre os pontos principais de sua gestão como presidente da Diretoria Executiva para o biênio 2016-2017, prosseguir com a captação de novos sócios para o fortalecimento ainda maior da entidade. “Escolhi pessoalmente alguns membros da próxima diretoria e tenho certeza que teremos uma equipe vencedora. Temos muito a fazer, pois precisamos aumentar ainda mais a visibilidade da ProAcústica, o importante é vencer o desconhecimento”, explica ele.

As metas para prosseguir com a captação de novos sócios visando o fortalecimento da entidade, segundo o novo presidente, são o maior desafio. “Hoje estamos com 60 associados e pretendo dobrar o quadro associativo, incrementar os cursos e trabalhar fortemente em eventos que tragam informação, negócios e ampliem a divulgação da entidade. A ProAcústica faz muito, porém precisamos comunicar cada vez mais o que realizamos”, acrescenta.

Moraes avalia as conquistas da atual gestão e destaca as novas abordagens para o próximo biênio. “O Davi Akkerman - presidente por duas gestões - foi um verdadeiro herói. Não sabíamos nada a respeito do que era uma associação, suas responsabilidades e deveres. Acho que o fato de termos feito tudo o que criamos do nada e termos crescido e realizado tanto, já diz tudo”, destaca.

Novas ações

Segundo o novo presidente, a ProAcústica pretende criar um banco de dados de sistemas construtivos e ensaios de campo, em conjunto com outras entidades do setor. “Essa é outra grande meta. A pesquisa de mapeamento do mercado de acústica, realizada e divulgada pela ProAcústica é um grande começo e envolveu todos os associados, mostrando que a entidade tem uma imagem excepcional perante o mercado em geral, com 84% de aprovação”, diz.

No próximo biênio será aprofundada as articulações políticas, visando a implementação das Cartas Acústicas nas grandes cidades brasileiras. “Este foi um dos aspectos em que a ProAcústica mais investiu na última gestão e obteve reconhecimento público, participando de dois grandes eventos na Câmara Municipal de São Paulo, com a “Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, iniciativa inédita em conjunto com o Gabinete do vereador Andrea Matarazzo. Continuaremos com esse esforço, que é de fundamental importância”, avalia.

Já do ponto de vista do aperfeiçoamento técnico de profissionais da área, a intenção é manter a realização dos ensaios interlaboratoriais e também viabilizar a implementação do “Ruidômetro”, aplicativo para os usuários qualificarem a acústica de bares e restaurantes.

A forte atuação da ProAcústica em promover cursos rápidos e de aperfeiçoamento de profissionais da área deverá ser mantida. “Este é um dos campos em que temos muito a oferecer. Acredito ser esse nosso ponto mais forte, pois os profissionais envolvidos com a ProAcústica podem proporcionar experiências tanto acadêmicas como práticas, constituindo uma fonte de aprendizado importante para os alunos. A ProAcústica tem condições de promover cursos de altíssimo nível”, enfatiza.

Moraes destaca ainda que irá intensificar as ações de parceria, apoio e troca de informações com importantes players do setor da construção civil, tais como a AsBEA, Secovi, CAU e o Instituto de Engenharia, além de participação em diversos eventos, como e Feicon, Revestir, Seminários no Secovi-SP, no Ibape, Sobrac, entre outros. Vamos aprofundar os laços com todos e mostrar nosso plano de ação. Sozinhos, nada faremos, precisamos de todos. E nossa gestão é muito curta para ser pequena”, finaliza.

Sobre a ProAcústica

A ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.

A Wall System é sócia desde a fundação da entidade, contribuindo para a elevações dos padrões da acústica nacional. A empresa comercializa suas divisórias e paredes móveis com elevados índices de performance acústica, chegando a níveis 50% superiores aos da concorrência no caso da Wall System Série 600, com tecnologia Hufcor.

Fonte: ProAcstica