Notícias

11/02/2016

Memorial Nacional da Primeira Guerra Mundial será construído em Washington

Após anunciar os finalistas em agosto do ano passado, a Comissão do Centenário da Primeira Guerra Mundial anunciou o vencedor do concurso para o Memorial Nacional da Primeira Guerra Mundial em Washington D.C.: The Weight of Sacrifice, concebido pelo arquiteto Joe Weishaar, de apenas 25 anos de idade, e pelo escultor Sabin Howard. O projeto foca nos sacrifícios exigidos pela guerra através de uma escultura em relevo com citações de soldados e uma segunda escultura destacada. Os visitantes serão guiados pelo memorial, passando pelas paredes de citações que descreve a guerra pelo ponto de vista de generais, políticos e soldados.

Uma praça superior receberá uma escultura destacada - Wheels of Humanity - que "recria a máquina da guerra".

A comissão selecionou o projeto vencedor com base em "diversos critérios relacionados ao mérito projetual, considerações ao contexto, impacto ambiental, preservação histórica, sustentabilidade e custo"

No entanto, se for executado como proposto, o projeto exigirá a demolição do Pershing Park, projetado pelos paisagistas M. Paul Friedberg e Oehme van Sweden e cotado para entrar na lista de patrimônio histórico dos EUA. Apesar da possibilidade de entrar para a lista de tombamento, a Comissão persiste na ideia de concretizar a proposta vencedora de Weishaar e Howard.

Controvérsias rondam o projeto desde o lançamento do concurso, particularmente em relação ao Pershing Park e seu futuro.

Confira mais imagens do projeto e o vídeo com o anúncio do vencedor no link abaixo.

bit.ly/1mve9UV

Fonte: ArchDaily