Notícias

07/12/2015

Prédio em Tóquio abriga escritórios e fazenda urbana

Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, o Japão tem que enfrentar alguns problemas de ordem natural. A falta de espaço para cultivar alimentos é um desses exemplos. Para driblar este empecilho, o arquiteto Yoshimi Kono projetou um prédio comercial que também funciona como uma fazenda urbana.

O edifício está localizado em Tóquio e pertence à multinacional Pasona Inc, especializada em recursos humanos. O prédio abriga em total harmonia os espaços destinados ao trabalho e ao plantio de alimentos.

A fotógrafa Helene Veilleux visitou o local e registrou imagens de como o sistema funciona. Tudo o que é plantado nesta fazenda urbana é orgânico. São mais de 200 espécies de frutas e vegetais. Além disso, a empresa mantém 300 metros quadrados de área destinada ao cultivo de arroz.

Quem vê o prédio por fora pode ter uma breve dimensão do que está em seu interior. As fachadas são cobertas por plantas, que dão a aparência de um enorme jardim vertical. Mas, para ter a real noção de como a fazenda funciona é necessário adentrar ao prédio.

Salas de descanso, mesas de trabalho e recepção estão envoltos por plantações. O projeto vai muito além da arquitetura, ele é uma verdadeira demonstração de que existem opções para produzir alimentos de qualidade mesmo em espaços urbanos com alta densidade populacional.

Fonte: Ciclo Vivo