Notícias

18/11/2015

Uruguai terá ponte circular projetada por Rafael Viñoly

A ponte Laguna Garzón, projetada por Rafael Viñoly, arquiteto uruguaio com escritório-sede em Nova York, chama atenção por sua forma circular e pelas dimensões: 51,5 metros de raio e 323 metros de largura.

A estrutura de concreto armado, apoiada sobre pilotis, ligará os departamentos de Rocha e Maldonado, no Uruguai, e poderá ser acessada por automóvel, bicicleta ou a pé.

A faixa de rodagem tem 5 metros de largura e a circulação de cada mão será restrita a metade da ponte. Ou seja, ela não funcionará como uma rotatória, mas cada via irá se mover para a direita, a partir da faixa de rodagem de acesso até a saída.
Inicialmente, a inauguração do empreendimento estava prevista para novembro, porém, Viñoly não ficou satisfeito com os parapeitos do perímetro e mandou que fossem refeitos. Serão 830 metros de aço galvanizado.

A obra iniciada em março de 2014 por iniciativa do governo federal uruguaio e do empresário argentino Eduardo Constantini tem custo de 11 milhões de dólares, segundo o site Clarín.

Fonte: Arcoweb