Notícias

17/11/2015

Rogers Stirk Harbour + Partners bate Foster e UNStudio para construir terminal de passageiros em Taiwan

O escritório Rogers Stirk Harbour + Partners, liderado pelo arquiteto inglês Richard Rogers, foi anunciado vencedor do concurso internacional de ideias para a ampliação do Aeroporto Internacional de Taiwan. Marcada pela estrutura metálica sinuosa e dinâmica, a proposta para um novo terminal de passageiros bateu os projetos finalistas do Foster + Partners e UNStudio.

O programa prevê a construção de um edifício de 640 mil m2, com capacidade para receber 45 milhões de pessoas por ano, e que irá conectar os terminais 1 e 2 existentes. A plástica da edificação foi um dos quesitos primordiais para a escolha do projeto, sendo descrito na ata do júri como “uma experiência que flutua e se move para cima e para baixo refletindo o espírito de mudança dos viajantes”.

Em sua composição arquitetônica, o partido abrange uma cobertura única composta por diversas placas de metal independente, criando um movimento ondulado na estrutura, sustentadas por treliças também metálicas. Para complementar o desenho, a presença de colunas diagonais brancas desempenha a dinâmica proposta para o salão de embarque, onde deverá abrigar a recepção, espaço de check-in, salas de espera e dispositivos de segurança.

“Nossa proposta é centrada na experiência de um passageiro com uma estratégia deliberada para absorver mudanças futuras constante, enquanto sempre mantendo a integridade de seu design único . O terminal será projetado para atender os mais elevados critérios de sustentabilidade, engenharia holística e arquitetura”, disse o arquiteto e sócio do escritório Ivan Harbour.

A competição entregou à equipe vencedora o prêmio de 126 mil libras, cerca de R$ 72 mil, para desenvolver o projeto que deverá ser executado entre 2016 e 2020.

Fonte: Arq Bacana