Notícias

10/11/2015

Aldeia vertical projetada pelo OMA em Cingapura vence o prêmio de melhor edifício do mundo em 2015

O The Interlace, projeto do escritório de arquitetura OMA feito em parceria com Ole Scheeren para um complexo residencial em Cingapura, foi escolhido como o melhor edifício do mundo em 2015 no terceiro dia do World Architecture Festival (WAF).

O condomínio levou seis anos para ser construído e caracteriza-se por um complexo de apartamentos com 31 blocos empilhados em um arranjo hexagonal, ou seja, sem o aspecto de torre comum aos condomínios residenciais.

Considerado uma aldeia vertical por conter características que incorporam o natural ao moderno, o empreendimento integra às coberturas dos edifícios jardins arborizados com área de convivência.

Os blocos, cada um com seis andares e 710 metros de comprimento, abrigam 1.040 unidades residenciais. Nos três principais pontos, a justaposição dos blocos soma 24 andares. O terreno de 170 mil m² também possui um parque aquático, cachoeira, praça central, teatro, pátios, spa e cinco quadras poliesportivas.

Na categoria Projeto Futuro do Ano, venceu o Vancouver House, projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG) no Canadá. Em Projeto de Paisagismo do Ano, o vencedor foi o Yanweizhou Park, na China, de Turenscape International. Já na categoria Projetos Pequenos, o Lidingövallen, projetado pelo DinellJohansson na Suécia, foi selecionado em primeiro lugar.

Na categoria especial do AkzoNobel's Prize para uso de cores, o Ons Incek Showroom & Sales Office, do Yazgan Design Architecture na Turquia, foi eleito vencedor.

Assim, não venceram os projetos brasileiros Vertical Itaim, em São Paulo, do Studio MK27, e BRT Move, em Belo Horizonte, da BHTrans, que ainda concorriam nas categorias Residencial e Projetos Pequenos.

Fonte: au.pini