Notícias

03/11/2015

Museu de George Lucas é aprovado em Chicago

O Conselho Municipal de Chicago aprovou recentemente a proposta de zoneamento do controverso Lucas Museum of Narrative Art, projetado pelo escritório MAD a pedido do cineasta George Lucas.Planejado para ocupar o parque Museum Campus, próximo ao Shedd Aquarium e Field Museum, o projeto "montanhoso" enfrentou a oposição de ambientalistas que alegavam que o edifício é uma apropriação indevida de terra pública. Apesar disso, segundo a NBC News, o diretor de Star Wars recebeu aprovação do Conselho, prometendo em troca mais estacionamentos para os fãs da equipe de futebol americano, Chicago Bears.

“O Lucas Museum of Narrative Art será um incrível acréscimo ao Museum Campus de Chicago", comentou o Prefeito em seu comunicado oficial. "O Lucas Museum se juntará aos outros 56 museus de Chicago para proporcionar novos benefícios culturais e educativos para as próximas gerações."

"Estamos muito felizes com a aprovação do Conselho Municipal", comentou o presidente do Lucas Museum of Narrative Art, Don Bacigalupi. "O museu será um tremendo equipamento educacional e cultural para os habitantes de Chicago, e um grande acréscimo para a vibrante e renovada comunidade artística da cidade."

Após as controvérsias, a proposta original do MAD foi reduzida, apresentando uma área de projeção menor e mais áreas verdes. "Para este terreno, precisamos ser orgânicos. A proposta trabalha bem com a água, a paisagem e o espaço verde" comentou o arquiteto Ma Yansong ao jornal Chicago Tribune.

Se as demais aprovações ocorrerem como previsto, o Lucas Museum será inaugurado em 2019.

Fonte: Archdaily