Notícias

13/10/2015

Com série de terraços verdes desordenados, BIG projeta residencial na Suécia em forma de blocos

O escritório global Bjarke Ingels Group (BIG) divulgou imagens do seu mais novo complexo residencial a ser construído em Estocolmo, na Suécia. Entre os cheios e vazios dos volumes empilhados, a proposta revela uma sequência de terraços contemplativos que juntos criam um suntuoso jardim elevado.

O projeto, batizado de “79 & Park”, prevê a acomodação de 140 apartamentos e seu desenho orgânico procura harmonizar com o parque público mais famoso da cidade, o Royal Nacional City Park. As caixas desordenadas dinamizam as fachadas pixeladas, revestidas de vidro e paineis de madeira, cujas varandas cobertas de áreas verdes se mesclam a paisagem do entorno.

Segundo o escritório, “esta manipulação não só permite uma expressão mais orgânica, refletindo perfeitamente a paisagem ao redor, mas também fornece uma maneira de realizar a topografia do edifício de uma forma controlada e de baixo custo, através da utilização de unidades pré-fabricadas e de tamanhos padronizados”.

Composto por quatro seções retangulares, dispostas em um quadrado em torno de um pátio central, cada uma das quatro partes do edifício tem uma inclinação para baixo. “Em resposta direta ao contexto, os cantos noroeste e sudeste tomam as alturas de seus vizinhos imediatos, enquanto o canto nordeste, mais distante do parque e com o pior ponto de vista, é puxado para cima, para lhe conceder as vistas mais espetaculares do parque e do porto”, afirmam os arquitetos.

Encomendado pelo Oscar Imóveis, o complexo residencial ainda terá em seu programa de necessidades uma série de espaços comerciais no piso térreo e uma plataforma pública no ponto sudoeste do edifício, que permitirá aos visitantes do parque vistas panorâmicas do local e áreas de descompressão.

Fonte: Arq Bacana