Notícias

06/10/2015

Primeira obra de Steven Holl na América Latina é premiada pela Sociedad Colombiana de Arquitectos

Atualmente em construção, a primeira obra de Steven Holl na América Latina, o futuro edifício de doutoramento das faculdades de Ciências Econômicas, Direito, Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional (UNAL), foi eleita pela Sociedad Colombiana de Arquitectos como um dos melhores projetos urbanísticos do país.

"[O edifício] fará com que a Colômbia tenha uma visão inovadora com critérios de vanguarda em temas de infraestrutura", informou a Agência de Notícias da universidade sobre a recente premiação.

No âmbito do XXXIV Congreso Colombiano de Arquitectura, foi premiada a primeira obra na América Latina projetada pelo escritório estadunidense Steven Holl Architects como um projeto que além de apostar em estratégias de sustentabilidade, reconhece e acolhe elementos potenciais de seu entorno e os reinterpreta, oferecendo aos usuários novos espaços para o encontro e intercâmbio social.

Para a seleção, foram levados em consideração diversos fatores, como o tempo de execução, a tecnologia e a própria trajetória dos arquitetos. segundo explica Flavio Romero, presidente da Sociedad Colombiana de Arquitectos.

O projeto, como é característico das obras de Holl, responde aos desafios ecológicos da arquitetura do século XXI. A estrutura terá capacidade de reciclar as águas pluviais e produzir 15% da energia necessária para seu funcionamento através de painéis fotovoltaicos localizados em sua cobertura.

O edifício acolhe, além disso, um programa variado que inclui um auditório para 600 pessoas, oficinas, laboratórios, cafeterias e áreas de recreação distribuídos em 6.400 metros quadrados em uma planta em forma de "U". A ideia é restabelecer e definir a presença de um espaço verde central onde há um volume principal que conecta o interior e o exterior de maneira muito fluida.

Após proferir um discurso no recente congresso colombiano, Chris McVoy - Diretor Sênior do escritório - mostrou respeito e gratidão pelo importante reconhecimento:
“Ficamos lisonjeados em saber que este projeto é considerado um dos melhor do país; e uma universidade de nível mundial o merece. Por isso, buscamos desenvolver um novo tipo de arquitetura relacionada com o clima de Bogotá, para que se possa estar dentro e fora da edificação: esse é nosso conceito."

Fonte: Archdaily