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04/09/2015

Novo centro de transporte de manhattan tem um átrio protegido por cúpula de vidro

Com o objetivo de reurbanizar o centro comercial da parte baixa da ilha de Manhattan, em Nova York, foi desenvolvida uma estação integrada de transportes, criando um elo com o crescente setor residencial da região. Inaugurado no final de 2014, o Fulton Center conecta 11 linhas do metrô nova-iorquino, além de facilitar o acesso aos trens que servem a cidade de Nova Jersey. O complexo comporta o trânsito diário de 300 mil passageiros, em área de 34 mil metros quadrados.

Para gerenciar esse e outros grandes projetos de transporte para a área metropolitana da cidade, a companhia de transporte de Nova York (MTA) formou o braço MTA Capital Construction, em 2003. O desenvolvimento do projeto coube ao escritório do arquiteto inglês Nicholas Grimshaw, em colaboração com a consultora de serviços de engenharia e estruturas Arup e com a empresa gerenciadora de custos VJ Associates. Pensando em criar um ambiente dinâmico e ágil, que aprimorasse a experiência dos usuários, Grimshaw projetou o complexo em torno de um átrio de grande escala, envolvido por uma fachada transparente.

Localizado no centro da estação, o átrio tem altura de 36,5 metros e é coberto por uma cúpula de vidro. Para a execução desta, foi utilizada uma rede de cabos no formato de um paraboloide hiperbólico, que suporta uma pele interna de painéis de metal perfurados, geometricamente otimizados para capturar e distribuir a luz natural. Esse elemento foi desenvolvido em parceria com o arquiteto e designer James Carpenter, que resultou no trabalho batizado de Sky Reflector‑Net. O conceito arquitetônico de redirecionar a luz natural para a estação, além de um esforço para humanizar e orientar os passageiros, permitiu a concepção de seu interior como uma espécie de arte integrada.

De acordo com Vincent Chang, arquiteto do escritório Grimshaw que atuou no projeto, desde o começo a inspiração veio do ambiente e da atividade que caracterizam a estação Grand Central, o icônico terminal ferroviário de Manhattan. “Nós fizemos um esforço para criar um ambiente semelhante para os usuários e visitantes, estabelecendo uma nova porta de entrada para o centro de Nova York. Ao proporcionar um espaço cívico dramático, cheio de luz e em uma região histórica, o centro de transporte representa a evolução da Baixa Manhattan, que reflete tanto o legado, como a revitalização do bairro", comenta Chang.

A estrutura externa da estação, composta por colunas de aço em formato cônico, inspira-se no bairro histórico em que está localizada, repleto de prédios que utilizam ferro fundido. Além disso, ela incorpora o edifício Corbin, construído em 1888 e que se tornou um ponto turístico da cidade. O design aberto da construção permite que os usuários tenham amplo campo de visão, que se estende das principais vias da Broadway e da rua Fulton. As entradas e saídas foram alinhadas, permeando o prédio, para definir com clareza os caminhos de todos os trens. A sinalização esclarece as conexões do conjunto de plataformas do complexo.

Fonte: Arcoweb